Você sabe qual é a diferença entre as variações de fios dos tecidos?






Olá, você sabia que, às vezes, ao comprar uma camisa você tem a sensação de que o que não entendeu nada sobre as recomendações do alfaiate?   Fio 50, fio 80, fio 100, fio 120? Não fique preocupado se você acha que comprou algo diferente do que queria, vamos te dar uma explicação
Esta numeração é simplesmente uma das classificações do tecido, quanto maior o número dado ao tecido, mais fino, suave, sofisticado e caro ele é.

Portanto, um fio mais fino vai requere um trabalho mais intenso do tear, para se obter o mesmo peso de um fio mais grosso, o resultado é um tecido final mais suave, visualmente bonito e, sobretudo com um excelente toque. Desta forma, os fios de alta titulagem caracterizam um produto mais sofisticado com um custo mais elevado.

Isso não significa, porém, que uma simples etiqueta "fio 120" na camisa seja sua garantia de total qualidade na hora da compra.
Um tecido pode ser confeccionado com uma mescla de fios (fio 100 com fio 50 por exemplo), neste caso, o fabricante indica geralmente o de titulagem mais alta, não identificando na etiqueta, como realmente o tecido foi formado.

Além disso, a qualidade do fio de algodão utilizado pelos fabricantes é tão importante quanto a sua espessura! Por exemplo, uma camisa de fio inferior confeccionada com matéria prima de alta qualidade, pode ter um resultado superior a uma de fio superior, em que, o algodão empregado era de baixa qualidade.

Bom, é preciso ter um pouco de cuidado na hora da compra para não errar!
Desconfie de roupas que são oferecidas comum alto padrão de titulagem, por exemplo, fio 120, a preço de uma camisa de fio 50, isto pode ser pode ser indício de fraude!
Um traje de alto padrão de qualidade precisa ter coerência entre o tecido, o corte, o acabamento das costuras, os botões, o caimento, etc...

Bem, procure descobrir as várias opções do tecido, comparando as peças, sentindo o toque do tecido, experimente! Fazendo isto constantemente, logo você verá que não é preciso ser um expert para identificar qual é o melhor tecido para o seu traje.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe realmente o que é um Terno Bespoke?